top of page

Cooperação internacional entre Universidade de Turim e o CONFAP, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10

Por Assessoria de Comunicação do CONFAP

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Universidade de Turim (UniTO), da Itália, assinaram nesta terça-feira, 3 de outubro, em Brasília, Memorando de Entendimento para promover a Cooperação Internacional entre a universidade italiana e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10.


O Memorando de Entendimento foi assinado na Embaixada da Itália em Brasília pelo vice-presidente do CONFAP, Márcio de Araújo Pereira, e pelo reitor da Universidade de Turim, Stefano Geuna.


Participaram da cerimônia de assinatura pelo lado italiano, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o adido científico da Embaixada da Itália em Brasília, Fabio Naro, a vice-reitora de Pesquisa do Departamento de Química da UniTO, Cristina Prandi, o vice-reitor de Pesquisa Biomédica Alessandro Vercelli e a professora Marina Boido, ambos do Departamento de Neurociências “Rita Levi Montalcini” da UniTO, a professora do Departamento de Ciências Agrárias, Florestais e Alimentares da UniTO, Luisella Celi, a professora do Departamento de Ciências da Vida e Biologia de Sistemas da UniTO, Giovanna Cristina Varese, o consultor da UniTO para o “Projeto Brasil”, Federico Carli, e a assessora da Reitoria da UniTO para projetos internacionais, Mariasilvia Ciola.


Pelo lado brasileiro estiveram presentes o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior e a assessora para Cooperação Internacional do CONFAP, Elisa Natola.

(Fotos: Gabriela Fonseca/Ascom FAPDF)


Universidade de Turim

A Universidade de Turim é uma das mais antigas e prestigiadas universidades italianas. Com mais de 79.000 estudantes e 120 edifícios em diferentes áreas de Turim e em locais estratégicos na região de Piemonte, no norte da Itália.

A UniTO é hoje uma das maiores universidades italianas, realiza pesquisas científicas e organiza cursos em todas as disciplinas, exceto Engenharia e Arquitetura. Está entre as 300 melhores universidades do mundo e entre as 5 melhores da Itália.


Saiba mais sobre a UniTO em: https://en.unito.it





Comments


bottom of page