top of page
pzzb8315_0_edited.jpg

Chamada Expedições

Projeto 15

Fomentando o Empoderamento Comunitário para a Sustentabilidade da Sociobiodiversidade Amazônica: Experiências nos Vales do Guaporé (RO) e Jari (AP)

Resumo

O projeto visa fortalecer a sustentabilidade da sociobiodiversidade das comunidades dos Vales do Guaporé em Rondônia e do Jari no Amapá. Busca compreender como as comunidades tradicionais, compostas por quilombolas, extrativistas e agroextrativistas utilizam e gerenciam os recursos da biodiversidade em seus territórios, com foco na sustentabilidade de seus recursos naturais voltados ao turismo sustentável, ao extrativismo e ao autoconsumo. A partir da caracterização socioambiental das comunidades e de levantamentos prévios, intenta-se compreender a demanda necessária para ampliar as dinâmicas e interações com o ambiente e a gestão dos territórios. Assim, será realizado levantamento da biodiversidade para usos tradicionais e geração de renda, aspectos hidrológico e climatológico das áreas, visando identificar oportunidades e desafios para a promoção de práticas resilientes, que ampliem o acesso ao desenvolvimento inclusivo e justo para essas comunidades. Uma vez identificadas possíveis ameaças e oportunidades para a gestão territorial a curto, médio e longo prazo, essas atividades irão orientar a implementação de ações eficazes de conservação, desenvolvimento sustentável e capacidade adaptativa a riscos e impactos resultantes da mudança do clima nas comunidades. O projeto utilizará metodologia participativa e interdisciplinar, envolvendo os comunitários(as), pesquisadores(as) e outros atores sociais. Serão realizadas oficinas dialógicas, entrevistas, registros fotográficos das amostras da biodiversidade e aproximação dos saberes entre essas comunidades, e levantamento, coleta e análises de dados hidroclimatológicos. Entre os resultados esperados estão soluções sustentáveis baseadas na natureza, alinhados a Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que promovam o fortalecimento da governança territorial, desenvolvimento local e resiliência climática, contribuindo para o empoderamento das comunidades.


PESQUISADORES RESPONSÁVEIS 


FAPERO: João Gilberto de Souza Ribeiro - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

FAPEAP: Nubia Deborah Araujo Caramello - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP)

FAPESP: Frederico Yuri Hanai - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundação Araucária (FAADCT): Irene Carniatto de Oliveira - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)


ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

Vales do Guaporé (RO) e Jari (AP)


ÁREAS DO CONHECIMENTO RELACIONADAS 

Recursos Hídricos Turismo Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos Conservação da Natureza Conservação de Bacias Hidrográficas Anatomia e Identificação de Produtos Florestais Climatologia Análise Regional


RECURSOS INVESTIDOS

R$ 1.149.118,20



Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

bottom of page