top of page

CONFAP firma parcerias com entidades internacionais para cooperação no âmbito da Iniciativa Amazônia

Por Assessoria de Comunicação do CONFAP

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), assinou, em outubro, dois novos Memorandos de Entendimento com entidades internacionais para cooperação no âmbito da Iniciativa Amazônia+10.

As novas parcerias foram celebradas com a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do Uruguai (ANII) e com o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT).


Os Memorandos de Entendimento possibilitam que as duas entidades internacionais realizem ações conjuntas com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10.

Os documentos foram assinados pelo presidente do CONFAP, Odir Dellagostin. A parceria com a BAYLAT foi assinada pela diretora executiva da entidade, Irma Silvana de Melo-Reinersa e a com a ANII foi assinada pelo presidente da entidade uruguaia, Flavio Caiafa.


No início do mês, o CONFAP já havia assinado Memorando de Entendimento no âmbito da Iniciativa Amazônia+10 com a Universidade de Turim, da Itália (leia aqui).


Centro Universitário da Baviera para a América Latina (BAYLAT)

O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) é uma organização do Ministério da Ciência e Arte do Estado Livre da Baviera, da Alemanha. O BAYLAT estabelece contato entre instituições de ensino superior da Baviera e da América Latina, divulga a Baviera como centro de tecnologia e de inovação, assim como promove a cooperação científica e acadêmica com a América Latina. O BAYLAT tem a sua sede na Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (FAU), na Alemanha.

Os objetivos do BAYLAT estão diretamente vinculados com a estratégia de internacionalização das universidades do Estado da Baviera. Para cumprir esses objetivos, o BAYLAT planeja e executa suas atividades dentro do conceito da diplomacia científica, acadêmica e da cooperação internacional.Saiba mais sobre a BAYLAT em: https://www.baylat.org


Agência Nacional de Pesquisa e Inovação do Uruguai (ANII)

A Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII) é uma entidade governamental que promove a pesquisa e a aplicação de novos conhecimentos à realidade produtiva e social do Uruguai. A ANII disponibiliza financiamento ao público para projetos de pesquisa, bolsas de pós-graduação nacionais e internacionais e programas de incentivo à cultura inovadora e ao empreendedorismo, tanto no setor privado como no setor público. A ANII funciona como um mecanismo de articulação e coordenação entre os atores envolvidos no desenvolvimento do conhecimento, da pesquisa e da inovação no Uruguai. Saiba mais sobre a ANII em: https://www.anii.org.uy



Comments


bottom of page